top of page

 

Texto: Roberta Garrido
Fotos: J A Sabino

Release publicado no Jornal Tribuna Hoje, Umuarama Ilustrado e Portal Umuarama​ e no site oficial da Prefeitura de Umuarama

 

Desde 2009, Umuarama vem se destacando no cenário estadual devido às suas ações pioneiras. Um exemplo de sucesso do Município, é o projeto João de Barro. A parceria entre a Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Indústria e Comércio, com o Senai, vem formando mão de obra de alta qualidade para a construção civil, oportunizando experiências diferentes para os alunos de cinco cursos diferentes da área.
Criado em 2011 pelo prefeito Moacir Silva, o projeto já inseriu no mercado de trabalho centenas de profissionais diferenciados. Isto porque, ao contrário dos cursos tradicionais da área, a ação permite aos alunos atuarem em uma obra real durante as aulas práticas. Através do subsídio da Prefeitura com materiais, terreno e projeto técnico, os alunos constroem uma unidade habitacional, que após ser concluída é doada a uma família carente de Umuarama. Até o momento, uma unidade já foi entregue no Parque Tarumã e outra está em construção no bairro Beira Rio.
A efetividade do projeto foi tão grande, que o Senai de Umuarama levou para o 10º Encontro Educacional Senai Paraná - no qual reúne representantes de todas as unidades do Estado - uma apresentação da ação. “Antes do encontro, todas as unidades do Senai no Paraná inscreveram as boas práticas relacionadas a diversos temas educacionais, das quais seriam selecionadas oito para serem apresentadas no dia do evento. O Projeto João de Barro foi a ação escolhida pela unidade de Umuarama, e foi uma das escolhidas para o evento”, conta a coordenadora de Educação do Senai de Umuarama, Cleuza da Silva.
Segundo ela, após a apresentação muitas pessoas demonstraram interesse pela iniciativa. “Ficamos satisfeitos com o resultado, pois chamou a atenção do pessoal. Acreditamos que o João de Barro servirá de modelo para outras ações pelo Estado”, destaca Cleuza.
Entre os pontos de maior destaque do projeto, está o fato dos alunos atuarem de forma efetiva na construção de uma residência. O que implica na vivência das dificuldades comuns de uma obra. “O fato deles acompanharem uma obra real, possibilita aos alunos um contato mais profundo sobre a profissão. Nos moldes tradicionais dos cursos, temos as aulas práticas onde os alunos também aprendem, no entanto, estarem em contato com uma construção real é diferente. Eles devem driblar dificuldades que vão se deparar quando estiverem atuando profissionalmente, além de saber que aquela obra, será destinada a alguém”, aponta a coordenadora.
A construção da casa não fica limitada a apenas uma turma. Atuam de forma direta na construção os alunos do curso de pedreiro, auxiliar de pedreiro, carpinteiro, instalador hidráulico, eletricista instalador residencial e aplicador de revestimento cerâmico. No entanto, há uma rotatividade dos alunos. “As turmas trabalham na casa até completarem a carga horária das aulas práticas. Isso acaba incentivando os alunos a se matricularem em outros cursos quando concluem o primeiro, pois querem acompanhar a conclusão da obra”, explica Cleuza.
O projeto João de Barro, ganhou destaque por aumentar a empregabilidade dos egressos através do ganho de experiência e de contribuir socialmente com a população carente do Município. “São muitos os benefícios adquiridos através do programa, temos vários casos de sucesso por parte dos alunos, além de abrirmos espaço para a atuação das mulheres e também aumenta a demanda dos cursos, pois a satisfação dos alunos é muito alta”, aponta a coordenadora do Senai.
Vários municípios da região, já procuraram a instituição de ensino para se informarem sobre o projeto. “Existe grande interesse. Tenho certeza que o João de Barro servirá de base para o surgimento de muitos outros projetos semelhantes. Umuarama é pioneira”, explica Cleuza.
O projeto estima atender 180 alunos em 2013, dos mais diversos cursos envolvidos na construção. A expectativa é de que a casa seja concluída até dezembro, com perspectiva de ampliação no atendimento para o próximo ano. “Estamos estudando uma maneira de formatação diferente do curso. Onde o aluno aprenderia em apenas um curso, as cinco áreas de atuação de um profissional da construção civil”, explica o secretário de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen.
Segundo secretário, a repercussão do projeto confirma a efetividade do projeto. “Essa amplitude do João de Barro confirma que Umuarama está no rumo certo, principalmente quando se diz respeito aos cuidados daqueles que precisam ser profissionalizados. As outras cidades entenderam a importância dessa medida, que teve a atenção inicial do prefeito Moacir Silva”, ressalta.
 
 

Projeto de Umuarama é destaque em encontro estadual 

bottom of page